8° ano - Níveis de organização do corpo humano


View more PowerPoint from ERACILDIA RODRIGUES


ATIVIDADES DE CONHECIMENTO.
Observe a imagem:
1)Qual a importância para o corpo humano do componente apresentado em destaque na imagem?
2)A que nível de organização do corpo humano esse componente corresponde: celula, tecido, orgão ou sistema?
3)Que outros órgãos e componentes do corpo humano aparecem nessa imagem, alem do que está em destaque?
4)A quais sistemas do corpo humano esses componentes e órgãos citados na questão anterior pertencem?
5)Em sua opinião, todos os seres vivos possuem os mesmos níveis de organização do corpo que os seres humanos? Se não, cite um exemplo.
6)Observe a imagem ao lado e identifique a letra correspondente à membrana plasmática, ao citoplasma e ao núcleo.
7)Cite a principal função de cada uma dessas partes das celulas.
8) Qual é a quantidade de cromossomos presentes nas celulas do corpo humano que não são gametas?
9)[...]Mas o que é afinal a hanseníase? É uma doença humana infecciosa e crônica, a menos contagiosa das doenças transmissíveis, causada por uma micobactéria, o M. leprae ou bacilo de Hansen, de alta infecciosidade (capacidade de penetrar em um grande número de indivíduos e neles se alojar e multiplicar).[...] As bactérias são organismos unicelulares. Existe alguma relação entre a divisão celular e a forma de reprodução desses organismos? Qual?
10)Dê exemplos de um orgão que você conhece e cite suas principais funções.

Adaptação livro didático Projeto Radix, Ciências, 8° ano.

TESTE DE CONHECIMENTOS

Nenhum comentário: