7º ano

1º BIMESTRE     CONTEÚDOS
O AMBIENTE

Classificação biológica dos seres vivos
Características gerais dos seres vivos
O AMBIENTE - VÍRUS, BACTÉRIAS, PROTOZOÁRIOS E FUNGOS
Características dos principais grupos relacionados à adaptação ao ambiente
Hábitos alimentares e formas de obtenção de alimento
Relações com o ser humano, com outros seres vivos e com o ambiente
Doenças: Dengue, Gripe, AIDS, Doença de Chagas, Leishmaniose, Leptospirose, Micoses, etc.
 COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
  • Conceituar classificação.
  • Conhecer os métodos de classificação biológica dos seres vivos.
  • Explicar a classificação biológica, como resultado de um processo da organização da ciência.
  • Conhecer as características gerais dos seres vivos.
  • Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade para a manutenção davida no planeta.
  • Conceituar vírus, bactérias, protozoários e fungos.
  • Conhecer  as  características  dos  principais  grupos  dos  vírus,  bactérias,  protozoários  e  fungos quanto à adaptação ao ambiente.
  • Identificar as bactérias, protozoários e fungos de acordo com a nutrição.
  • Conhecer as características que o vírus possui e que o classificam como ser vivo.
  • Descrever as inter-relações e interações dos vírus, bactérias, protozoários e fungos com o ser humano, com outros seres vivos e com o ambiente.
  • Relacionar ocupação humana como agente desencadeador de doenças. 
  • Nomear as doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos. 
  • Definir os modos de transmissão e os métodos de prevenção e tratamento das doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos.
ATIVIDADE 01. - HIPOTESE, TEORIA E LEI
ATIVIDADE 02 - ORIGEM DA VIDA: Stanley Miller
ATIVIDADE 03. - SOFTWARE: CONQUISTANDO O AMBIENTE TERRESTRE
ATIVIDADE 04. Biografias: Lineu, o pai da taxonomia moderna
Da uva o brinde: como são feitos os espumantes

2º BIMESTRE CONTEÚDOS
A BIODIVERSIDADE – INVERTEBRADOS
Características dos principais grupos de invertebrados relacionados à adaptação ao ambiente
Relações do ser humano, com outros seres vivos e com o ambiente.
Prevenção a acidentes com animais peçonhentos (Aranhas, Lacraias, Escorpiões e Abelhas) e não peçonhentos (Lagartas e Medusas)
Doenças causadas por animais (Teníase, Esquistossomose, Ascaridíase, Ancilostomose, Filariose e Oxiurose)
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
•Nomear e descrever as características dos principais grupos dos animais quanto à adaptação ao ambiente.
•Explicar as inter-relações e interações dos animais com outros seres vivos e com o ambiente.
•Discutir a importância da prevenção de acidentes com animais peçonhentos.
•Identificar as doenças causadas por animais invertebrados

3º BIMESTRE CONTEÚDOS

A BIODIVERSIDADE – VEGETAIS
Características dos principais grupos de vegetais relacionadas à adaptação ao ambiente
Fotossíntese: nutrição autotrófica
Relações dos vegetais com o ser humano, com outros seres vivos e com o ambiente
O ambiente aquático e terrestre
Plantas típicas da região
Organismos geneticamente modificados
Importância das áreas verdes
Alterações climáticas e sua relação com as plantas
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES

·Nomear e descrever as características dos principais grupos das plantas quanto à adaptação ao  ambiente.
·Explicar as inter-relações e interações das plantas com o ser humano, com outros seres vivos e  com o ambiente.
·Reconhecer a fotossíntese como um processo químico de sintetização de substâncias orgânicas  (nutrição autotrófica) realizada por plantas clorofiladas e diversas espécies de bactérias.
·Definir plantas aquáticas e plantas terrestres.
·Conhecer algumas plantas típicas da região.
·Definir organismos geneticamente modificados.
·Discutir as formas de cultivo dos alimentos: orgânicos, não orgânicos e transgênicos.
·Discutir as vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos e alimentos orgânicos.
·Conhecer a relação entre a preservação e conservação das áreas verdes e a manutenção do clima  na Terra.
·Relacionar a ocupação humana como um dos agentes de interferência na biodiversidade vegetal  (ações antrópicas).
·Relacionar a importância dos órgãos de proteção ambiental para a conservação e preservação da  flora.



Um comentário:

biatriz disse...

a aids vc faz muitos sexo ,balho muito loko e pode levar a morte